MEMO VERDE
Distribuir em formato digital a toda a Equipa
RECICLAR PARA UMA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
-
Devemos trabalhar para uma indústria audiovisual mais ecológica que adote mais medidas de proteção relativas ao meio ambiente e de combate às alterações climáticas.
-
Fazer filmes é pela sua própria natureza contraditório com a sustentabilidade.
-
Existe um tremendo desperdício ligado à indústria do audiovisual.
-
Por exemplo, só a produção por ano de cerca de 11.000 filmes publicitários para TV em todo o mundo, provoca a emissão anual de mais de 200.000 toneladas de CO2.
-
Um filme típico gera até 363 kg de lixo por dia e 80% por cento da maioria dos resíduos gerados no set de filmagens é reciclável ou compostável.
-
Em média, cada português produz 1,32 quilos de lixo por dia que corresponde, ao final de um ano, a cerca de 483 quilos de lixo por pessoa.
-
Cerca de 70% dos resíduos que produzimos são recicláveis, mas apenas 38% dos resíduos recicláveis entram em fluxos de preparação para reutilização e reciclagem.
-
Coletivamente, poderemos ainda estar no início, mas individualmente podemos mudar hábitos e implementar mais medidas ambientais que podem fazer a diferença na mudança.
-
Afinal este planeta onde vivemos, a que chamamos casa, e que partilhamos com tantas outras espécies, tem o seu/nosso futuro em causa;
-
Preserve e proteja a vida selvagem e a biodiversidade; e deixe os locais de filmagens e bases de apoio como os encontrou ou se possível ainda mais limpos.