top of page

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DO CONTÁGIO

POR INFECÇÃO DE COVID-19 NA PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL

(Versão de 15 de Maio) 2020

Actualizações

13 de Janeiro de 2022

FICAR INFECTADO COM COVID 19 APÓS A VACINAÇÃO (Breakthrough Infections)

As vacinas COVID-19 são eficazes na prevenção de infecções, doenças graves e morte.

A maioria das pessoas que têm COVID-19 não estão vacinadas.

No entanto, uma vez que as vacinas não são 100% eficazes na prevenção da infecção, algumas pessoas que estão totalmente vacinadas continuarão a ficar infectadas com COVID-19.

Uma infecção de uma pessoa totalmente vacinada é referida como uma "infecção após a vacina - Breakthrough Infections".

O QUE SABEMOS SOBRE INFECÇÕES APÓS A VACINA - BREAKTHROUGH INFECTIONS

Esperam-se infecções após a vacina. As vacinas COVID-19 são eficazes na prevenção da maioria das infecções. No entanto, tal como outras vacinas, não são 100% eficazes.

Pessoas totalmente vacinadas com uma infecção após a toma da vacina são menos propensos a desenvolver doenças graves do que aquelas que não estão vacinadas e ficam infectadas com COVID-19.

Mesmo quando pessoas totalmente vacinadas desenvolvem sintomas, tendem a ser sintomas menos graves do que em pessoas não vacinadas. Isto significa que são muito menos propensos a serem hospitalizados ou a morrer do que as pessoas que não são vacinadas. As pessoas que ficam infectadas após a toma da vacina podem ser fontes de contágio.

Para mais informações consultar

Fonte:  CDC - Centers of Diseace Control and Prevention - The Possibility of COVID-19 after Vaccination: Breakthrough Infections

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/effectiveness/why-measure-effectiveness/breakthrough-cases.html#anchor_1636141795670

 

CERTIFICADO DE RECUPERAÇÃO

Quando posso obter o certificado de recuperação em Portugal?

Para mais informações consultar

Fonte:  SNS 24

hhttps://www.sns24.gov.pt/guia/certificado-digital-covid-da-ue/certificado-de-recuperacao/

 

 

INFECÇÃO DE COVID PROLONGADA

Pode ser difícil regressar ao trabalho após a infeção de COVID-19 aguda ou a COVID prolongada. Alguns sintomas podem persistir muito depois do diagnóstico e a doença pode variar de um dia para outro.

Este guia prático para trabalhadores em recuperação visa ajudar as pessoas que trabalham e as que procuram emprego ou que encontraram um novo emprego.

 

 

Para mais informações consultar

Fonte:  SECRETARIA GERAL DE ECONOMIA

https://www.sgeconomia.gov.pt/ficheiros-externos-sg/noticias-20211/eu-osha-_guia-de-regresso-ao-trabalho-apos-a-covid-19-trabalhadores_jul21.aspx

AGENCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - Infeção de COVID-19 e COVID prolongada — guia para trabalhadores

https://osha.europa.eu/pt/publications/covid-19-infection-and-long-covid-guide-workers


TESTES - A APTA recomenda fortemente que num projecto audiovisual, todos os técnicos, participantes e intervenientes (actores, figurantes, construtores, fornecedores, etc), efectuem um teste ao SARS – Cov2 no período de 48 horas imediatamente anterior à data prevista para iniciarem o seu trabalho no projecto, de modo a garantir a segurança de todos.

24 Maio 2020

TERMÓMETROS – Os termómetros contactless de infravermelhos podem ter uma margem de erro de 2 graus. Têm sido reportadas situações em que a temperatura registada por estes é superior à real, medida com um termómetro digital de contacto.

Com o aumento da temperatura atmosférica e trabalho em condições de maior calor, as medições com termómetros de infravermelhos tendem a registar temperaturas corporais mais elevadas.

 

É por isso recomendável também o recurso a termómetros digitais para poder ter uma leitura mais exacta, em caso de dúvida.

TESTES - A APTA recomenda que num projecto audiovisual, todos os técnicos, participantes e intervenientes (actores, figurantes, construtores, fornecedores, etc), efectuem um teste ao SARS – Cov2 no período de 48 horas imediatamente anterior à data prevista para iniciarem o seu trabalho no projecto, de modo a garantir a segurança de todos.

bottom of page